terça-feira, dezembro 1

Massa ao molho funghi (c/ creme de aveia)

Amores!
Eu tinha shitake fresco em casa! Quando você tem cogumelo na geladeira, você usa o cogumelo. Nada faz mais sentido que isso. É tipo um mantra de vida. Aí, lembrei de uma receita que ganhou um dos últimos episódios de Masterchef Jr, do chefinho Eduardo, que fez um molho funghi delícia para uma massa fresquinha. Huummm.

Procurei a receita na internet e resolvi adaptar para uma versão vegana. Não fiz a massa fresca, infelizmente - obviamente que vai ficar bem bom se você fizer na hora. Mas eu usei uma massa que eu tinha guardada no armário, e você pode fazer isso também (Imagino inclusive que seja ótima receita pra usar numa espécie de risoto).

Lá vai.



Ingredientes:

2 copos de aveia
2 copos de água
(para o creme de leite vegetal)

200ml de saquê
100g cogumelos frescos em tiras

50g de funghi secchi
50ml de shoyu
1 cebola picadinha

Sal
Pimenta do Reino

Noz-moscada
Salsinha
Azeite




Modo de fazer:

Primeiro, bata a aveia com a água no liquidificador até ficar com uma textura líquida levemente cremosa. Ela vai adquirir uma textura próxima ao creme de leite e é ótima para receitas salgadas. Reserve.

Hidrate o funghi secchi com água quente por 20-30 minutos. Não jogue fora a água.

Pegue a cebola em brunoise (cortada em cubinhos bem pequenos) e doure-a em um fio de azeite. Acrescente 300ml do creme de aveia e 50ml de saquê. Tempere com sal a gosto e coloque junto os cogumelos hidratados. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando.

Quando estiver engrossando o molho, acrescente 100ml de saquê. Espere de novo engrossar um pouco e acrescente 100ml da água usada para hidratar o funghi. Junte o shoyu. Confira o sal.

Acrescente os cogumelos frescos, com mais 100ml de creme de aveia, e 50ml de saquê. Complete com pimenta do reino, noz-moscada e salsinha a gosto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário