quinta-feira, setembro 24

Green Curry Maroto

Oláá!

Ontem a noite foi de curry vegan. Tem aqueles dias que parecem meio parados, monótonos, que você passa a tarde meio sem saber o que fazer, pra onde ir.... ATÉ QUE você lembra que rola pasta de curry na cozinha e sua flatmate chega com vários legumes em casa. Pronto, resolução bateu a sua porta, e você abriu.



Fiz o curry verde com abobrinha, beringela, batata doce, repolho e lentilha. Segue a receita:

Ingredientes:
- 2 abobrinhas
-1 beringela
-1 batata doce (usei a batata doce branca, mas qualquer uma cabe aqui)
-1/2 repolho
-250g de lentilha
-400g leite de coco
-1 cebola
-5 dentes de alho
-2 colheres de óleo de coco
-1 colher de pasta de curry
Açafrão
Cardamomo
Sal

Amendoim cru
Sal
Óleo de coco

Modo de Fazer:

Enquanto cozinha a lentilha com um pouco de sal, lave e corte picadinho todos os legumes. Reserve a lentilha cozida. Jogue duas colheres de óleo de coco numa panela grande e refogue a cebola e o alho com dois frutinhos de cardamomo*. Jogue os legumes aos poucos (ordem boa: batata, beringela, abobrinha e repolho) e vá temperando com sal. Com todos na panela, adicione a pasta de curry** e misture bem para fixar bastante o sabor. Então, adicione água até quase cobrir os legumes e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione o leite de coco e uma colher de açafrão. Misture bem. Quando os legumes estiverem bem cozidos, adicionar a lentilha, misturar e servir.

Antes de servir, torramos um pouco de amendoim cru na frigideira com óleo de coco e sal. É basicamente só isso: colocar na frigideira e ficar mexendo sempre pra não queimar, por 5 minutinhos. Deu um toque crocante delicioso! Fica a dica.





 *tive a sorte um tempo atrás de uma amiga ter me dado um saquinho deles direto da Índia, e eu gosto de usar inteiro e tirar quando acabo de refogar, mas pode abrir e jogar as sementes diretamente para o sabor ficar mais forte, ou mesmo usar em pó, já que o cardamomo inteiro as vezes é um pouco difícil de encontrar..









**usei thai green curry paste que compro na Casas Pedro, no Rio. Basicamente leva: Pimenta verde, cebolinha, capim limão, sal, alho, gengibre, casca de limão, cominho, coentro e cúrcuma.

Nenhum comentário :

Postar um comentário