domingo, setembro 13

Croquete de Aipim

Aqui no Rio, a chuva não pára. Combinada com esse friozinho e o dia de domingo, uma boa é cozinhar em casa e aproveitar o dia pra se reunir com quem gosta. Uma receita simples, fácil e que todos vão gostar são típicos croquetes de aipim. Combinam com quase tudo, têm uma textura deliciosa, ótimos petiscos e, dependendo de como você serve, ainda podem ser a receita principal dum almoço.

Eu sou apaixonada por mandioca (ou aipim, ou macaxeira ou maniva, ou uaipi, ou xagala), essa raíz toda nossa. E pra variar, não só isso, é uma raíz super nutritiva, com vitaminas, fibras e sem glúten. Além de ser uma fonte dos melhores tipos de carboidrato (prolonga a saciedade e não gera picos de glicemia).

Mas isso aqui não é um blog sobre nutrição, então vamos para a receita.
:D

Ingredientes
400g de mandioca
1/2 cebola picada
4 dentes de alho picadinhos (ou amassados)
2 colheres de sopa de leite de coco
Uma mão cheia de cheiro verde picadinho
Farinha de Rosca
Azeite
Orégano
Sal e pimenta a gosto

.
.
Modo de preparo

Primeiro,  descasque e lave bem as mandiocas. Coloque para cozinhar com um pouco de sal até que fique macia. Com um garfo, amasse bem e transforme numa espécie de purê. Reserve. O próximo passo é refogar a cebola e o alho numa panela e, quando começar a ficar transparente, jogar a mandioca amassada, temperar e misturar bem. Eu coloco sal, pimenta, cominho e orégano, mas quem manda aqui é você. Para ajudar, acrescente um fio de azeite e as colheres de leite de coco (fica muito bom hummm - pode colocar um pouquinho mais se quiser). Quando tiver tudo homogêneo e bem cozido, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Espere esfriar.

Para transformar essa delícia em croquete, basta untar um pouquinho as mãos (em óleo, azeite, creme vegetal, o que preferir), formar os bolinhos e passar na farinha de rosca. Esquente óleo numa frigideira e vá fritando até dourar.

Servi com arroz simples, agrião e legumes refogados. <3

Nenhum comentário :

Postar um comentário