quarta-feira, maio 15

Cuca de Maçã (SC)

Ontem, durante uma boa dose de tpm misturada com gripe, dor nas costas e stresses, fiquei pensando em fazer alguma coisa no final do dia, pra me alegrar um pouco.

Eis que percebi que não tinha nenhuma receita doce no blog até agora. E eu tava precisando adoçar um pouco o paladar, o corpo, a mente, a alma sei lá. Então resolvi por em ação uma receita que já tava pensando em experimentar há um tempo, a cuca de maçã!

Não encontrei nenhuma receita de cuca vegana na internet, e resolvi pegar 4 receitas diferentes de cucas tradicionais do sul e ir fazendo a substituição de ingredientes conforme os que eu já tinha em casa e o que eu acreditava que fosse dar certo.

A cuca ficou mais escurinha do que o normal porque usei açúcar mascavo, mas acredito que açúcar cristal dê igualmente certo para quem preferir (apesar de eu pessoalmente achar que o açúcar mascavo dá um sabor delicioso!).

A receita ficou uma delícia e eu espero que galera se delicie com ela também. É ótima pro friozinho dessas noites, uma belezura!

Ingredientes
2 maçãs cortadas em pedaços

Massa:
2 colheres de linhaça
1 xícara de açúcar mascavo
3/4 xícara de creme vegetal
1 & 1/2 de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
Raspas de um limão pequeno
1 colher de sopa de fermento em pó
3/4 xícara de leite de soja

Farofa:
3 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de farinha de trigo
Canela a gosto
Uva-passa a gosto

Preparo

Antes de qualquer coisa, acrescente à linhaça 4 colheres de sopa de água e deixe-a reservada hidratando por cerca de 5 minutos.

Junte o creme vegetal e o açúcar numa bacia e misture até ficar homogêneo

Adicione a linhaça e misture

Adicione as farinhas, as raspas de limão, o fermento e o leite de soja e misture novamente até virar uma massa homogênea

Coloque a massa numa forma untada e reserve.

(É uma boa aproveitar esse momento pra ir pré-aquecendo o forno)

~~~

Numa bacia, adicione todos os ingredientes da farofa e misture com um garfo até obter a textura de uma farofa (foto). Coloque mais farinha de trigo se necessário. Reserve.

~~~

Coloque os pedaços de maçã por cima da massa da cuca. Afunde um pouquinho na massa. Cubra-a inteira com as maçãs (foto), e jogue a farofa em cima.

Coloque no forno pré-aquecido e espere cerca de 30-35 minutos (Deixe um pouco mais se quiser mais crocante, como é o meu caso.)



Voilà!



Obs. A cuca quentinha é super especial! Quando esfria ela perde um pouco a crocância... Recomendo servi-la um pouco depois de tirá-la do forno. (:

3 comentários :